sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

Melhor Leitor - janeiro

Parabéns à Gabriela Descultu, do 8º ano, turma E, que, mais uma vez, conquistou o título de Melhor Leitora.

Atividades da Semana dos Afetos

Tal como fora, recentemente, divulgado, a programação da nossa Semana dos Afetos deu destaque a um conjunto de ações de sensibilização para temáticas como "A importância dos afetos" e "A violência no namoro",dirigidas aos alunos do 7º e 8º anos, respetivamente. As sessões foram dinamizadas pelas psicólogas Esperança Santos e Ana Isabel Palma, numa parceria entre a biblioteca escolar e o SPO (Serviço de Psicologia e Orientação). Paralelamente, funcionou, na biblioteca, ateliês de escrita criativa e de ilustração de frases, sobre a temática dos afetos. Estas atividades tiveram uma boa adesão, quer em grupo turma acompanhada pelo respetivo professor, quer individualmente, como atividade de ocupação de tempos livres dos alunos. Os trabalhos produzidos estão a ser analisados e, oportunamente, os melhores serão expostos na biblioteca e divulgados no blogue. 

Partilhamos. convosco, algumas imagens. 



Unidade de Ensino Especializado - um trabalho de Afetos

A Unidade de Ensino Especializado é a personificação de um trabalho diário em que a tónica e o sucesso assentam, essencialmente, na reciprocidade de afetos que move todos os seus intervenientes. Amizade, dedicação, carinho, esperança, constituem um cocktail de afetos que se constrói e saboreia dia a dia.
Seguem-se imagens de ternura deste grupo de trabalho. 

 


Encontro de gerações e partilha de afetos


Os alunos do 8º ano, turma E, no âmbito da disciplina Educação para a Cidadania, em articulação com a professora de Educação Especial, Isabel Luz, no 1º período centraram o seu trabalho no contacto com pessoas idosas, o que culminou com uma visita ao Lar da Santa Casa da Misericórdia de Loulé. No passado mês de janeiro, os utentes do Lar retribuíram a visita e os afetos com lembranças, que eles próprios elaboraram, para todos os alunos da turma e demais pessoal envolvido. Os presentes chegaram à biblioteca, que dinamizou a festa com todos os intervenientes,  num momento em que toda a turma se encontrava em aula de Educação Tecnológica.


quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

As nossa sugestões de leitura

Esta semana privilegiamos os autores portugueses e a língua materna.


Livrão a recolher mais livros para ler

Finalmente! Já temos o nosso livrão a funcionar, ou melhor, pronto a receber.
Trata-se de uma Campanha de Recolha de Livros de Literatura (Infantil, Juvenil e Adulto) e de temáticas específicas de interesse, com o objetivo de reforçar o fundo documental da nossa biblioteca. 
Esta recolha está a ser efetuada na biblioteca e os livros oferecidos deverão estar em bom estado de conservação, não contendo dedicatória, identificação pessoal ou outra.
Apelamos à colaboração de todos os que queiram associar-se a esta causa.
O projeto, executado em material 100% reutilizado e 100% reciclável, foi concebido pelos alunos do 7º ano,  na disciplina de Educação Tecnológica. 
Os nossos parabéns e agradecimentos pelo excelente trabalho.