sexta-feira, 18 de março de 2016

Partilha de leituras e de afetos

Não podíamos ter encerrado de melhor forma o nosso Mês da Leitura. Numa articulação entre a biblioteca da nossa escola e a biblioteca da  Secundária de Loulé, decorreu, nesta escola secundária,  uma partilha de leituras, mensagens e afetos entre o 9º B e uma turma do 10º ano. A anteceder a atividade propriamente dita, aconteceu, de forma espontânea e natural, em jeito introdutório, um momento musical, mágico, protagonizado pela nossa Leandra do 9º B, na galeria da BE, onde se encontrava patente uma exposição de quadros famosos, tendo como tema central a leitura. 
O ambiente era perfeito!
Este elo entre a música, a poesia e a arte, foi o mote para o clima de cumplicidade e empatia que, desde logo, se gerou entre os alunos de ambas as escolas. Seguimos, então,  para o grande auditório onde iria decorrer a atividade, que  teve dois momentos fulcrais: a apresentação, individual, de todos os alunos, e professores, participantes, seguida da partilha/testemunho de uma leitura que os marcou. Decorrente dessa leitura, cada aluno, simbolicamente, enviou, para o Universo, a mensagem que a mesma lhe suscitara. Posteriormente, em pares, partilharam as suas leituras e respetivas mensagens, das quais resultou uma mensagem comum que foi partilhada por todos. 
Como se pode constar pela avaliação efetuada pelos alunos, foi uma atividade inovadora, divertida, interessante e, sobretudo, muito motivadora para a leitura. É de repetir.

Ficam as imagens possíveis.