quinta-feira, 1 de junho de 2017

Empreita - Um passado com futuro?...

A empreita de palma é uma das mais emblemáticas atividades artesanais do Barrocal Algarvio, em particular, do concelho de Loulé. Outrora, associada aos trabalhos agrícolas e uso doméstico, os variados objetos produzidos, essencialmente, por mulheres, eram utilizados para transportar, conservar,  armazenar os produtos agrícolas e não só.
Esta atividade, há uns anos atrás, com uma extinção anunciada, está a conquistar as gerações mais jovens, apoiadas no saber dos mais idosos, que estão a apostar na área do design, privilegiando a vertente decorativa. Refira-se que algumas conhecidas marcas internacionais já estão a utilizar a empreita, como matéria nobre, nas suas criações.
A nossa biblioteca, empenhada na divulgação dos saberes tradicionais, promoveu mais um workshop de empreita, desta feita, no âmbito do trabalho mais artístico, com Lurdes Costa, uma jovem formadora e aprendiz (como ela faz questão de salientar), também funcionária da nossa escola.
As fotos revelam alguns dos objetos e alguns dos formandos com quem a Lurdes partilhou saber e experiência na arte da empreita decorativa.
E não é que isto é viciante?!... E está a conquistar o público masculino...
Agradecemos à Lurdes a disponibilidade e a colaboração com a BE.